terça-feira, 15 de março de 2011

Plano de aula

Meio ambiente em quadrinhos

Fabiana Nazar (T40-52/E2A2/Módulo Impresso/Ciclo Básico)
 


PROJETO
Meio Ambiente em Quadrinhos    
Ver imagem em tamanho grande
  

Ver imagem em tamanho grande



  

Público a ser envolvido: equipe escolar, comunidade (familiares e amigos  dos alunos) e alunos do 4º ano.
Mídias a serem utilizadas: rádio, Cd com músicas da Maísa,  material impresso (gibi), computador (para elaboração do projeto, televisão e aparelho de DVD e DVD com histórias da Turma da Mônica.
Objetivos:
  • Trabalhar Histórias em Quadrinhos (HQ) e suas peculiaridades (balões, linguagens utilizadas, desenhos, dentre outras) com os alunos;
  • Provocar na criança a curiosidade sobre como podemos proteger a natureza;
  • Proporcionar aos alunos momentos divertidos ao lerem as Histórias em Quadrinhos (HQ) do Chico Bento, bem como ao assistirem ao desenho animado;
  • Mostrar ao aluno que a Preservação da Natureza é um assunto sério e pode ser tratado de diversas maneiras, inclusive em HQ;
  • Incentivar os alunos a criarem uma História em Quadrinhos com sugestões de proteção ao meio ambiente;
  • Contrastar informações que os alunos já sabiam sobre o meio ambiente com as que eles aprenderam através do projeto;
  • Formular conceitos sobre a preservação do meio ambiente para produzirem suas histórias em quadrinhos (HQ) com sugestões de proteção.
Justificativa: a preservação do meio ambiente é um assunto fundamental para os dias de hoje. Com o auxílio das HQ, os alunos entenderão ainda mais o assunto, percebendo a necessidade de se proteger o meio ambiente. As tecnologias escolhidas para a realização deste projeto servirão como uma ferramenta para a complementação dos ensinamentos e das trocas de informações entre todos os envolvidos no projeto.
Metodologia: O projeto será realizado da seguinte maneira:
  • Explorar as peculiaridades da História em Quadrinhos (tipos de balões, desenhos, quadrinhos, etc);
  • Debater sobre a importância de se cuidar do meio ambiente, uma vez que estamos vivenciando tragédias provindas das chuvas, das secas, dos ventos, dentre outros;
  • Assistir ao desenho animado do Chico Bento: “Óia a Onça”. Após o desenho, numa Roda de Conversa, questionar os alunos sobre quais conhecimentos sobre o meio ambiente foram abordados no desenho animado. Através deste desenho animado, pode-se explorar também a noção de extinção de muitos animais de nossa fauna.
  • Selecionar HQ do Chico Bento, explicando aos alunos que o Chico é um garoto bom e que pensa muito em proteger o planeta em que vive. Chico Bento cuida e protege os animais, não polui os rios e defende, com muita garra, a natureza. Dessa forma, Chico Bento é um exemplo de como devemos ser para cuidarmos do Meio Ambiente;
  • Em grupos, os alunos lerão as HQ, para que troquem informações. Cada aluno terá acesso a todas as  HQ selecionadas;
  • Novamente, numa Roda de Conversa, os alunos dialogarão sobre as idéias do Chico em proteger a natureza. O educador sempre estará mediando esses diálogos;
  • Para complementar a aprendizagem, escutar a música “Tempo de Mudar” da Maísa e Eliana. A música reforçará o que foi visto nas HQ;
  • Elaborar HQ com sugestões de como podemos preservar o meio ambiente. Para que fiquem mais motivados, a atividade poderá ser feita em grupos;
  • Expor as sugestões no mural do pátio, para que todos os alunos da escola, bem como a equipe escolar e a comunidade, possam ler as sugestões de como cuidar do nosso planeta. Dessa forma, poderão seguir as orientações das HQ e nosso Planeta Terra estará em boas mãos!
Período de realização: 1 semana.
Critérios de avaliação: a avaliação será constante, durante a realização das atividades. O educador deverá perceber o envolvimento e a motivação dos alunos no projeto. Dessa forma, o educador poderá mudar sua conduta no projeto, dinamizando as atividades e empenhando-se para dar significado e sentido na realização deste projeto;
Forma de socialização das produções: exposição das HQ no mural da escola, trocando informações com os demais professores sobre as atitudes dos alunos acerca dos trabalhos expostos e de como está repercutindo o tema trabalhado.
Referências utilizadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário