quarta-feira, 2 de março de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA EDUCACIONAL

           A questão ambiental está presente nas discussões atuais, como uma questão a ser resolvida com eficiência e rapidez.
            A Educação Ambiental é um processo participativo, que envolve a todos e a todos os setores econômico, político e social. Deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa entre todos os seres vivos e o meio ambiente.
            Na escola, a Educação Ambiental, deve ser abordada em todos os níveis, de forma sistemática e transversal. Deve ser capaz de formar cidadãos conscientes sobre os problemas do meio ambiente.
            Devemos considerar os princípios gerais da Educação Ambiental que são:
·         Sensibilização – processo de alerta;
·         Compreensão – conhecimento do problema;
·         Responsabilidade – ser humano como protagonista;
·         Competência – avaliar e agir;
·         Cidadania – consciência e autonomia para resgatar o ambiente.
            É preciso implantar programas capazes de promover a importância da educação ambiental e importância de práticas que visem a sustentabilidade.
            A sustentabilidade é um conceito de vida que visa à melhoria econômica social, cultural e ambiental de uma sociedade, unindo o progresso à organização social. É um ideal que se perfaz pela ação, e visam a sobrevivência do planeta, com princípios como: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis.
            Precisamos mudar de atitude e conscientizar a todos, pois partindo de atitudes diárias, como: não deixar luzes acesas, torneiras abertas, não jogando lixo nas ruas, etc; estaremos ajudando o meio ambiente.
            Essa mudança de comportamento em relação ao meio ambiente implica em duas questões fundamentais, o exercício da cidadania e a responsabilidade social.
            A aquisição de informações sobre a questão ambiental é uma necessidade. Os professores não precisam “saber tudo” para desenvolver um trabalho com os alunos, mas sim, estar disposto a aprender e buscar informações sobre o assunto.
            O trabalho ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relacionadas com o assunto, buscando alternativas para solucionar a questão.
            Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados de modo a servir de referencial para o trabalho educativo do professor, podendo ser adaptados à realidade de cada região.
             A Educação Ambiental deve ser trabalhada de modo a atender à realidade brasileira, respeitando as peculariedades de cada região.
            Desde o ano de 2009, na escola em que trabalho, desenvolvemos um projeto com a idéia de construir com as crianças, uma consciência sobre o meio em que vivem, reconhecendo-se como parte do mesmo. O principal objetivo era que, a partir dessa consciência, eles contribuíssem para o desenvolvimento de atitudes de respeito e preservação.
            O tema foi trabalhado de diversas maneiras:
            - leitura de textos relacionados ao tema;
            - passeata no Dia Mundial da Meio Ambiente, sensibilizando a comunidade;
            - produção de cartazes;
            - confecção de um livro sobre o meio ambiente;
            - Produção de brinquedos com materiais recicláveis;
            - reciclagem com sobras de papel;
            - economia de água através do projeto de higiene bucal;
            - desenvolvimento do hábito de apagar as luzes e desligar ventiladores ao sair da sala de aula;
            - conscientização da necessidade urgente de preservação;
            - descarte correto de lixo eletrônico (pilhas e baterias);
            - entre outras.
            O projeto é apresentado para mostrar a cada ser humano que com pequenas atitudes podemos colaborar com a conservação do meio ambiente.
            Assim, de maneira criativa, podemos transformar pequenos estudantes em agentes de defesa do meio ambiente.

Referências:
- Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília: 1997. vol. 9. p. 47 a 54.
- Educação Ambiental Urbana – uma alternativa de ensino nos grandes centros urbanos Ambiente Brasil – Educação Ambiental
- HTTP://www.apromac.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário